Itacaré: mar e cachoeira pra se sentir completo

05:42

Vencidos os nossos 4 dias em Porto Seguro, lá vamos nós para o nosso próximo destino: Itacaré! Passamos apenas 2 dias por lá, mas te digo que realmente não foi suficiente. A vontade foi de ficar mais alguns diazinhos pra poder aproveitar beeem mais tudo o que esse lugar lindo tem de bom!
Chegamos em Itacaré por volta de umas 17h mais ou menos. Como não havíamos reservado nenhum lugar por lá ainda, tivemos que sair procurando uma pousada pela cidade. Não rodamos muito e logo achamos uma. Ficamos na Pousada Humaitá. Como eram dois dias apenas, não precisávamos de muita coisa, mas a pousada nos atendeu super bem. O espaço era bem bacana, área decorada, bem aconchegante. Só os quartos que, devido a pousada estar em processo de reforma, ainda estavam com móveis bem antigos. Mas nada que deixou a desejar, apesar do cheirinho de coisa antiga haha. O nosso quarto tinha uma varandinha com uma redezinha bem convidativa para o descanso. O café da manhã, uma delícia! Especialmente o bolo de chocolate que me obrigou a repeti-lo três vezes. Ah! E em relação ao preço da pousada, até que não achamos tão caro não: R$120 a diária por casal.
Conversando com um dos sócios da pousada, Well descobriu que ele também era guia. Então já combinamos o que faríamos no próximo dia: iríamos visitar 4 praias e 1 cachoeira. Achamos ótimo, pois com um guia fica ainda mais fácil conhecer direitinho os lugares em uma cidade que você nunca esteve. Ah! O guia mega gente boa se chama Elton, e se você quiser o contato dele, pode mandar uma mensagem pra gente ou visitar o site da pousada deles e entrar em contato. Super indicamos! Inclusive uma amiga nossa, a Thaís, me pediu dicas boas em Itacaré. E logo já indiquei o Elton. Ela foi agora início de fevereiro/2017 e amou o passeio! Ou seja, tá mais que aprovadíssimo!
Como já chegamos a tardezinha, foi o tempo dos meninos tomarem um banho de piscina na pousada e depois irmos pra rua, conhecer um pouquinho da noite de Itacaré.
Estou em profundo pesar por não ter tirado boas fotos das ruazinhas badaladas. Principalmente do Beco das Flores. Sinceramente eu e Well estávamos tão querendo aproveitar, que até deixamos de lado os cliques um pouco.
No outro dia acordamos relativamente cedo. Saímos as 9h para iniciar nosso roteiro. Nos acomodamos no carro do Elton e lá fomos nós!

Praia da Engenhoca
Seguimos pela rodovia BA-001 que liga Itacaré a Ilhéus, até chegarmos no km 12, que é onde se situa o início da trilha para se chegar na Praia da Engenhoca. Deixamos o carro no estacionamento que tem na beira da pista e seguimos pela trilha por aproximadamente uns 20 minutos. Mas é bem tranquila e fresca, devido à mata fechada. O mais impressionante da trilha, além da diversidade de plantas e árvores, foi poder visualizar um monte de estruturas abandonadas há muito tempo, devido ao início de uma construção de um resort de alto padrão que foi embargada por falta de licenciamento ambiental.
Assim que acaba a trilha, somos apresentados à belíssima vista da Engenhoca. Tudo bem natureza, sem estrutura de barracas e sem muitos turistas. Bem paradisíaco: uma faixa de areia extensa, coqueiros e o mar com ondas cheias e lentas, perfeito pra quem está inciando no surf.
Praia Havaizinho
A vontade era muita, mas não ficamos muito tempo na Praia da Engenhoca, pois ainda faltavam mais três praias e uma cachoeira pra gente conhecer. Voltamos pra trilha novamente e seguimos uns 10 minutos até a Praia Havaizinho. Igualmente linda! Porém com uma particularidade: muuuitos coqueiros, que dá ainda mais um charme pro local. Por lá tem mais estrutura de barracas e é ainda melhor para o banho, pois as ondas são mais calmas que a Engenhoca.

Praia Camboinha ou  Gamboa
Saímos da Praia Havaizinho e seguimos poucos minutinhos até a Camboinha, ou Gamboa. Essa praia possui apenas uma pequena faixa de areia, mas que ainda sim vale muito a pena o registro! Nem ficamos muito tempo por lá. Foi mais só uma passadinha, uma fotinha e seguimos por trilha para a Praia de Itacarezinho. Enquanto isso, Elton nos deixou em Itacarezinho e voltou para o estacionamento, para levar o carro dele até a próxima praia, para que então não precisássemos voltar toda a trilha a pé.

Praia Itacarezinho
A praia de Itacarezinho é a única que tem acesso de carro para chegar até ela. É possível chegar até bem perto da beira da praia, deixando o seu carro no estacionamento particular deles. Que foi o que o Elton fez. A praia é bem extensa, cerca de 3,5 km e muitos coqueiros. Ela também tem uma infraestrutura com restaurante e hotel. Como havíamos levado lanche, não nos preocupamos com o restaurante. O que foi ótimo mesmo, porque só a taxa mínima de consumação era de R$ 50. Achamos o lugar bem caro, principalmente por você não ter liberdade de comprar sem taxa de consumação. Já a praia é bem linda mesmo. Logo quando você está chegando da trilha, já dá pra você a orla todinha. Coisa linda!
Aproveitamos bem a Praia de Itacarezinho e por fim, pegamos o carro pra ir para a nossa última parada: Cachoeira do Tijuípe.

Cachoeira do Tijuípe
A Cachoeira está situada em uma fazenda privada onde se paga uma taxa para entrar: R$ 13,00 com o guia (Dezembro de 2016). O acesso é por uma caminhada leve, cerca de cinco minutinhos, a partir do km 46 da BA-001, que é onde deixamos o carro. O lugar possui uma ótima infraestrutura com um restaurante, banheiros e uma área de lazer. Por lá também eles vendem mudas de plantas tropicais.
Apesar de ter apenas 4m de queda, a cachoeira conta com 15m de largura. Linda, linda, linda! Na cachoeira além do banho é possível também fazer passeio de caiaque (R$ 5,00 por pessoa) no lago que fica acima da cachoeira. Este lago é bem grande e profundo. Mas pra quem não sabe nadar, tem um banco de areia em uma parte da borda do lago.
A cachoeira é linda, o lugar é incrível e o melhor ainda: a água não é gelada! Tem uma temperatura deliciosamente gostosa! :D

E esse foi o nosso passeio de 1 dia em Itacaré. Voltamos para a pousada e aproveitamos nossos últimos momentos da tarde tirando umas fotinhas na porta do quarto, e dando um adeus ao pôr do sol de Itacaré, que já estava pronto pra se esconder.
E Wellington não se contentando, incorporou a diva também hahah

Próxima parada e última dessa viagem delícia pela Bahia: CHAPADA DIAMANTINA! ô lugar incrível! Vocês vão ver ^-^ Até breve!