Com os pés na areia | Porto Seguro, Arraial d'Ajuda e Trancoso, Bahia
18:35
Saímos de Bom Jesus da Lapa quase umas 17h e, como planejado, fomos direto para Vitória da Conquista para apenas passar a noite antes de chegar no nosso primeiro destino de viagem, Porto Seguro.
Nos hospedamos em uma pousadinha em Vitória da Conquista e no outro dia saímos cedinho rumo a Porto \o/
Pegamos um trecho de estrada muito ruim alguns quilômetros antes de chegar em Porto Seguro, a BA-270. Era buraco que não acabava mais! Isso nos custou um inhec-inhec no amortecedor... Mas graças a Deus nada de mais.
Nos hospedamos em uma pousadinha em Vitória da Conquista e no outro dia saímos cedinho rumo a Porto \o/
Pegamos um trecho de estrada muito ruim alguns quilômetros antes de chegar em Porto Seguro, a BA-270. Era buraco que não acabava mais! Isso nos custou um inhec-inhec no amortecedor... Mas graças a Deus nada de mais.
Depois de muita buraqueira, estávamos quase chegando \o/ Já podíamos ver apontar as palmeiras e sentir o ventinho de mar. Aah como é bom!
Nós ficamos hospedados na Praia de Taperapuã, em um condomínio chamado Mont Sião. O Apart-hotel era super bacana e o melhor, pertinho de tudo: 250m da Praia e a 7 km do centro de Porto Seguro, sem contar que a Praia tem ótimas barracas: Axé Moi, Tôa Tôa, Vira-Sol e Barramares. Dizem que é a área mais badalada de Porto e uma ótima área para banho também.
Chegamos por volta de uma 15h e não perdemos tempo. Ajeitamos as coisas no hotel e fomos logo pisar na areia. Mas claro, não sem antes tirarmos par ou ímpar americano pra saber quem ficava com o melhor quarto! Eu e Well vencemos hahah \o/ (Deveria ter registrado esse momento!).
![]() |
Apart-hotel Condomínio Mont Sião - Taperapuã | Porto Seguro |
![]() |
Praia de Taperapuã |
No outro dia Janine e Everton acordaram cedinho para irem comprar um peixe fresquinho para preparar para a nossa noite de natal. Afinal, era dia 24, véspera. Quando eles voltaram, Janine preparou o peixe e deixou marinando enquanto passaríamos o dia na praia.
Resolvemos conhecer a Praia de Coroa Vermelha, que fica em Santa Cruz Cabrália, a 14 km do centro de Porto. Essa praia é considerada o ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvares Cabral quando chegou ao Brasil e foi cenário da primeira missa católica realizada no País, sem contar ainda que foi, em 1500, onde ocorreram os primeiros contatos entre portugueses e índios.
Resolvemos conhecer a Praia de Coroa Vermelha, que fica em Santa Cruz Cabrália, a 14 km do centro de Porto. Essa praia é considerada o ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvares Cabral quando chegou ao Brasil e foi cenário da primeira missa católica realizada no País, sem contar ainda que foi, em 1500, onde ocorreram os primeiros contatos entre portugueses e índios.
A badalação de fato se concentra mais em Taperapuã mesmo. Já Coroa Vermelha é bem tranquilo. Comemos um peixinho delícia por lá e depois caminhamos beirando a praia até chegarmos em uma faixa de areia que, quando a maré está baixa é possível caminhar a pé sobre ela e avançar mar adentro. Em Coroa Vermelha também se encontra a reserva indígena Pataxó, com um povoado onde os nativos vendem artesanatos. Ah! E em relação aos preços, achamos tudo bem justo. Tanto as barracas na beira da praia quanto os artesanatos.
Depois que voltamos da praia, resolvemos ficar tranquilos no hotel, só esperando a hora de podermos comemorar o nosso natal, comendo o peixe delicioso que Janine havia preparado desde de manhã.
No outro dia resolvemos ir para Arraial d'Ajuda. Fica tão pertinho de Porto Seguro que é impossível deixar de ir até lá. Arraial é um distrito de Porto e fica a apenas 6km do centro de lá.Depois que voltamos da praia, resolvemos ficar tranquilos no hotel, só esperando a hora de podermos comemorar o nosso natal, comendo o peixe delicioso que Janine havia preparado desde de manhã.
Para chegar até a vila, é preciso pegar uma balsa. Antigamente era só desta maneira que era possível chegar em Arraial, mas hoje existe uma estrada que liga a vila com o resto das cidades.
Dizem que costumam ter enormes filas de carros para a travessia após as 7h, mas como era Natal, feriado, e domingo ainda, não tivemos muitos problemas com superlotação. Inclusive até achamos estranho a calmaria da cidade. Chegamos as 8h na Balsa e estava tudo ok.
Ao atravessar na Balsa, é possível admirar o encontro do rio com o mar! A travessia dura cerca de 10 minutos, bem rapidinho :)
Saindo de carro da balsa, é só seguir alguns quilômetros até a vila. No nosso caso, fomos direto pra praia mesmo. Ficamos na Praia do Mucugê. O lugar é simplesmente incrível! O mar calmo e cristalino de Arraial d'Ajuda é uma das principais atrações desse charmoso povoado baiano de pescadores.
Depois que saímos da praia fomos até o centro para conhecer mais um pouco da vila. A Rua do Mucugê é super charmosa e tem um monte de restaurantes e lojinhas lindas! Fomos também até o centro histórico, que tem a lindinha da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551. Atrás dessa igrejinha, tem um mirante m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o revelando uma imensidão azul e o encontro do rio Buranhém com o mar.
Almoçamos em um restaurante ótimo no centro de Arraial, chamado Restaurante do Paulo Pescador. Vale muito a pena sair das barracas na praia e ir até lá almoçar. Comida de qualidade, bem servido, atendimento cordial e preço justo também. ![]() |
Restaurante do Paulo Pescador em Arraial d'Ajuda - via |
No outro dia decidimos ir até Trancoso. Claro que não perderíamos essa oportunidade de conhecer esse outro lugar maravilhoso pertinho de Porto! Para ir até lá também é preciso pegar a balsa, pois a vila fica depois de Arraial d'Ajuda. Mas como já era um pouquinho tarde resolvemos não pegar a fila da balsa e ir pela estrada mesmo. Deu um pouquinho mais de 70km. (Talvez se tivéssemos ficado na fila da balsa teria sido mais rápido, mas valeu a experiência!
Fiquei absolutamente encantada com o famoso Quadrado, que é uma espécie de praça, que abriga a Igreja de São João Batista e um campo de futebol. A praça é todinha emoldurada por casinhas meigamente coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas.
Chegamos ao Quadrado bem pertinho de escurecer. Podemos perceber a mudança de uma tarde tranquila para uma noite de muito movimento com o vai-e-vem de nativos e muitos, muitos turistas.
Trancoso também é um lugar que quero muito voltar para aproveitar mais. Só um diazinho foi muito pouco :(
Voltamos para Porto Seguro por volta de umas 20h. Dessa vez pegamos a balsa em Arraial d'Ajuda pra não pegarmos os mais de 70km de volta. E sim, pegamos uma filooona de carros. :)
E esses foram os nossos 4 dias em Porto Seguro. O próximo post será lá em Itacaré! Eita que a gente tá muito viajadêro!!! ^-^ Até o próximo post!!!
2 Comente aqui :)
Viajadeiro. é o termo corretissimo para as trips que voces dois casal tem feito.... a cada foto me sinto parte do local, tanto cultural ao espiritual.
ResponderExcluircontinue sendo esse espirito livre e vooem mais alto.... quem sabe uma no velho mundo Europa. heim. so uma ideia. bom obrigado pelas fotos inspiradoras. me sinto um pouquinho... e as fotos de vc do Wes. top. so alegria os dois. percebici isso é tramparente nas fotos que um faz os outro mais completo. parabens casal. legal. vou continuar a ver seu blog e postar. a saga continua.
aah a Europa seria uma máximo! Com certeza não descartaremos a oportunidade quando acontecer <3 Espírito livre! Descreveu exatamente o que queremos ter sempre mesmo: liberdade! Liberdade pra fazer da vida um melhor viver! Gratidão pelos comentários! Isso nos motiva!! ^-^
Excluir