Nossa Primeira Viagem de 2015 | Alcobaça - Bahia :)

17:55


Nunca tínhamos feito uma viagem longa de carro antes. Resolvemos iniciar nosso ano na beira da praia. A Bahia foi a nossa escolha. Pra dizer que iniciamos o ano de 2015 diferente mesmo, colocamos o pé na estrada exatamente no dia 1º de Janeiro!


Tudo bem que estamos escrevendo bem depois, mas como a ideia deste blog só surgiu agora, não podemos deixar de registrar aqui algumas viagens que já fizemos esse ano. E esta é uma delas!
Resolvemos então, pela primeira vez, colocar o carro na estrada para realizarmos a nossa primeira viagem longa de carro, juntos.
Saímos de casa bem tarde. Praticamente umas 10h da manhã. Afinal, a noite anterior foi réveillon né? :)


E para uma viagem longa é preciso estar bem descansado!
E estávamos sem pressa mesmo. Sabíamos que faríamos essa viagem em dois dias. Claro que daria para fazermos ela em apenas um dia, mas queríamos aproveitar ao máximo!
E então, lá fomos nós!! \oX0/


Pegamos a estrada e logo a bela paisagem já enchia os nossos olhos! O céu estava lindo! O verde da vegetação então, apaixonante ♥


Fomos pela BR-040. A estrada um tapete. Mas muita obra ainda nas construções dos pedágios da rodovia. Passamos por vários.


Seguimos viagem.
A imensidão que dava lugar às infinitas plantações em linha reta logo se transformaram em maravilhosas montanhas. A paisagem começou a mudar e dar lugar às lindas curvas de Minas Gerais. Não lembro exatamente o nome do lugar, mas de uma coisa nós sabíamos: precisávamos parar para tirar uma foto!


Pé na estrada de volta. Cada paisagem maravilhosa! É impossível não se encantar com as estradas de Minas! Seguimos então, até Diamantina-MG. O escuro já tomava conta da estrada. Então decidimos nos hospedar por lá.
Deixamos as coisas no hotel e fomos direto para a rua! Qualquer hambúrguer ou cachorro quente nos faria feliz naquela hora.  :P


Amanheceu!
Bom dia Diamantina! Sua linda!
A ideia era sair cedo. Mas como estar em Diamantina e não passear pelo menos um pouco por aquela ruas de pedras e visitar aquelas igrejas maravilhosamente lindas?? Impossível!

Uma das características maravilhosas de Diamantina são as ruas estreitas com calçamento em pedra.
Departamento do Corpo de Bombeiros de Diamantina.
Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé | A atual matriz de Diamantina foi construída entre 1933 e 1940, em substituição à antiga igreja de Santo Antônio do Tejuco. Os destaques ficam por conta dos altares laterais, que remetem ao estilo barroco.
Igreja de São Francisco de Assis | O estilo predominante na Igreja de São Francisco, de 1775, é o rococó - os bonitos entalhes dos altares combinam madeira e ouro. 
Passadiço da Casa da Glória | Suspensa sobre a rua, a passagem liga dois sobrados históricos - e pode ser percorrida por dentro. Um prédio, de 1780, foi residência de intendentes de diamantes; o outro, de 1850, era um orfanato. Transformados em rígido colégio para meninas, ganharam o passadiço, corredor que permitia o trânsito das internas sem contato com os estudantes da cidade. Hoje, as construções abrigam o Instituto Casa da Glória, da UFMG, de apoio à Geologia.
Foi uma manhã deliciosa. Não nos arrependemos nem um pouco de termos parado por lá! Diamantina é linda, e pretendemos um dia voltar para aproveitar mais dessa cidade, conhecer um pouco mais de sua história e visitar todos os lugares históricos :)

E assim nos despedimos de Diamantina - MG :)
Agora sim! Rumo ao nosso destino! Alcobaça - Bahia!!


A nossa felicidade de estrada lisa e "entapetada" durou bem pouco. Estávamos seguindo esta viagem confiando em nosso lindo GPS. E o nosso lindo GPS não nos avisou que as próximas horas passaríamos por "belas" estradas de terra, com muita poeira!
Não lembramos qual o nome da cidade onde exatamente começamos a pegar a estrada de terra, mas a última lembrança que temos de asfalto foi um pouco depois da cidade de Carbonita-MG. Que inclusive é a última foto identificando algum lugar com asfalto ainda.


Depois disso, só poeira!
O que nos confortou um pouco foi parar em um posto e perguntar sobre o que tínhamos feito de errado pra pegar tanta estrada de terra e o moço nos dizer que muitos viajantes passam por ali com o mesmo problema nosso: confiar no GPS!
Rodamos rodamos respirando poeira,  aflitos por pensar no cair da noite e nós ainda naquele mato.


Mas por fim, aleluiiia! Asfalto a vista novamente!
Assim que saímos da estrada de chão, levamos o carro para uma oficina na cidade de Malacacheta-MG para ver se não tinha acontecido nada de pior, pois as grades dos faróis de milha tinham ficado pra trás em algum buraco daquelas estradas de terra...


Passado o aperto da estrada de chão, seguimos até Teófilo Otoni-MG. Paramos em uma churrascaria para jantar e por fim chegarmos ao nosso preciso e almejado destino!
Ao sair da churrascaria, mais um imprevisto: o pneu do carro furado! :( Lá vamos nós procurar alguma borracharia aberta, a noite, em pleno final de semana. Já da pra imaginar a saga pra achar uma né?


Já estava escuro. Até cogitamos nos hospedar em Teófilo Otoni e seguir no outro dia. Mas já estávamos relativamente perto! Além do mais, gastar 3 dias pra ir pra Bahia era sacanagem né?! Seguimos viagem. Um breu.


Desta vez eu fui dirigindo. Wellington já estava cansado. Colocamos uma música boa e em algumas horas estávamos chegando FINALMENTE em Alcobaça-BA!! \o/

Entrada de Alcobaça - BA

Já sentíamos a diferença no clima. O cheiro de mar já invadia o carro em plena quase duas da manhã. Foi o horário que chegamos ao nosso destino. 
Aaah como estávamos felizes! :D
Se não fosse os imprevistos, teríamos conseguido chegar a luz do dia ainda e aproveitar mais a praia. Mas sem problema! Aproveitamos cada momento mesmo assim. Estávamos felizes com tudo!

Procuramos a nossa pousada, e adivinha? Mais um imprevisto! O nosso quarto que havíamos reservado estava ocupado! E o pessoal só iria sair as 6h da manhã. Confirmamos tudo por e-mail e telefone, mas ocorreu algum mal entendido na organização deles. Mas isso também não nos abalou. Estava rolando um show na Orla, cidade cheia. Ficamos um pouco no show, comemos e fomos andar na praia.


Aah! Tudo estava lindo mesmo assim! Estávamos cansados... mas pisar naquela areia, respirar aquele ar, poder ver todo aquele visual, dava uma energia boa pra enfrentar qualquer cansaço. Mas o mais maravilhoso foi ter presenciado o nascer do sol! Essa ideia de vê-lo nascendo no mar já estava no nosso cronograma, e teríamos que acordar pelo menos um dia bem cedinho para saudá-lo. Por fim nosso cronograma foi adiantado sem querer. Mas valeu super a pena! Deus nos presenteou com um nascer do sol maravilhoso, que nos fez esquecer cada "perrengue" passado até ali!


Os próximos dias foram sensacionais! Encontramos com minhas amigas Maíra e Mari, que moram em Minas e que coincidentemente estavam passando férias por lá também. Elas estavam com a Grazi, que nós ainda não conhecíamos, que mora no Rio de Janeiro. Elas foram passar férias na casa da Gabi, que mora lá em Alcobaça mesmo :) Então deu certinho! Fazia tempo que eu não as via, e foi uma oportunidade perfeita! Conhecemos a Grazi e a Gabi, duas lindas maravilhosas que nos recepcionaram super bem!!
Aproveitamos bastante! Durante a semana ficamos em Alcobaça e visitamos algumas outras cidades por perto: Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba, e várias praias que estavam entre Alcobaça e Cumuruxatiba.
Conseguimos encontrar com uns tios meus que são aqui de Brasília também, mas que estavam passando férias em Prado. Foi uma viagem de encontros de coincidências haha. :)

Entrada de Alcobaça-BA
Um dos pontos turísticos de Alcobaça-BA é esta caixa d'água enorme. Ela fica localizada no centro de uma praça, que logicamente tem o nome de "Praça da Caixa d'Água". Ela foi construída para garantir a distribuição municipal da água potável na cidade.


Foi demais! A Praia de Guaratiba foi a última que visitamos. Ficamos exatamente do dia 03 ao dia 09 de Janeiro na Bahia. Depois partimos para Minas Gerais. Ao invés de voltar para Brasília direto, resolvemos visitar a minha avó em Coronel Fabriciano, já que era basicamente caminho pra casa. Saimos então felizes da vida da Bahia, rumo à Cidade do Vale do Aço, Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Oh estrada linda de viver!!!


Chegando em Fabri, ficamos com a minha avó e no outro dia, meus tios que encontramos lá em Prado, apareceram para visitá-la também :)


No outro dia pegamos a estrada de volta, desta vez na companhia dos meus tios e primos :) Todos rumo a Brasília novamente. Esta viagem foi demais! A experiência de viajarmos sozinhos foi algo indescritível. Uma sensação de liberdade tão gostosa, tão demais! Poder reencontrar os amigos e a família é sempre maravilhoso! Em um lugar diferente do habitual ainda, nem se fala! Uma palavra resume tudo: gratidão! ^-^



Você também pode gostar:

0 Comente aqui :)

@iingridnunes

@wellingtonallmeida